PROJETOS

Escola Municipal Monsenhor Ernesto Cavicchioli

ENSINO FUNDAMENTAL

LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO Nº 333 DE 30/12/1999
PORTARIA DA S.E.E Nº 207 DE 16/03/2001
RUA: JOSÉ MARTINS LINS, 409 – LOTE ÚNICO – QUADRA 03
BAIRRO JARDIM BELA VISTA – CEP 37975-000

ITAÚ DE MINAS – MINAS GERAIS





PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

ESCOLA MUNICIPAL MONSENHOR ERNESTO CAVICCHIOLI

Diretor: Edson de Moraes Poscidônio
Supervisora: Rosângela Ferreira Costa Parreira
Data: Março de 2011
Duração: 30 dias
Período: Última semana do mês de Março até a última semana do mês de Abril
Cidade: Itaú de Minas
Público alvo: Séries iniciais do Ensino Fundamental de 1º ao 3º ano
Disciplina: Interdisciplinar
Professoras responsáveis: Sheila, Rosângela Ananias, Roselaine, Alessandra Mendes, Fátima, Alessandra Coimbra, Daniela, Helena e Juliana.


Justificativa:

A escola, enquanto espaço de formação, constitui-se um ambiente integrador, promotor de meios que facilitem a inserção dos estudantes na sociedade e o desenvolvimento desta, respeitando a cultura e a singularidade dos indivíduos.
Sendo assim, a escola é também responsável pela formação dos hábitos alimentares dos estudantes, que se processa de modo gradual e sofre as mais diversas influências sociais, culturais e comportamentais.
As questões acerca da alimentação e do meio ambiente perpassam todas as áreas do conhecimento e precisam ser discutidas de forma integral, por meio da articulação entre as diversas disciplinas curriculares, a fim de estimular a integralidade do ensino, a interdisciplinaridade.
         Tendo em vista a necessidade de aulas mais prazerosas, interessantes, que o aluno sinta se envolvido à aprender conteúdos enriquecendo também sua vida cotidiana, a equipe pedagógica da Escola Municipal Monsenhor Ernesto Cavicchioli de Itaú de Minas aproveitando a data comemorativa, resolveram acrescentar na sua Proposta política Pedagógica o Projeto “alimentação Saudável.   




Objetivo Geral:

O presente projeto tem como objetivo abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudável, ampliando os conhecimentos dos educandos sobre o tema e desenvolver  as habilidades e competências de determinados conteúdos, através de atividades que trará mudanças de comportamento.

Habilidades e competências a serem desenvolvidas:

·Incentivar bons hábitos alimentares;
·Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
·Reconhecer os alimentos que faz bem a nossa saúde;
·Identificar cores, texturas e diferentes sabores do alimento ( órgãos dos sentidos);
·Ampliar o vocabulário;
·Promover o consumo de frutas e verduras, valorizando e aproximando os alunos dos alimentos menos aceitos;
·Investigar o valor nutritivo dos alimentos;
·Conscientizar-se através do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
·Utilizar os cuidados com a higiene alimentar e seus benefícios;
·Classificar a origem dos alimentos;
·Valorizar a profissão do agricultor, cozinheira e outro;
·Classificar sílabas ( meio, início, fim, mesmo som e som final);
·Compreender diversos gêneros textuais e interpreta-los;
·Desenvolver a habilidade de leitura, conto, dramatização, interpretação;
·Reelaborar as próprias idéias, estigar a criatividade, imaginação, formular hipóteses e estabelecer  relações entre diferentes autores e gêneros textuais;
·Escrever corretamente os nomes dos alimentos bem como coloca-los em ordem alfabética;
·Contar, ordenar, agrupar e solucionar problemas envolvendo alimentos (quantidade, compra,conjunto etc);
· Interpretar gráficos e tabelas;
·Compreender medidas: massa, capacidade, litro e unidade(dúzia);
·Conhecer derivados de diversos alimentos;
·Estimular atenção e raciocínio.
·Desenvolver a criatividade e atenção através da arte;
·Atividades que desenvolvam a discriminação visual.



Desenvolvimento/Procedimento didático:

O projeto foi idealizado durante a construção da Proposta política  pedagógica e estruturado na reunião de módulo II. As professoras reuniram se por série para prepararem atividades de conteúdos que precisam serem desenvolvidos. Com a orientação da supervisora foi possível condensar as idéias propostas em um só projeto.
         Cada dia da semana, será desenvolvida uma habilidade através das atividades propostas:
* Textos de diferentes gêneros textuais; ( rótulos, panfletos, propaganda, cardápio, receitas, texto informativos, poesias, músicas, estórias, textos em quadrinhos da Magali, etc )
* Ortografia: cruzadinha, caça-palavras, lista de alimentos;
* Partindo do cardápio da escola, listar todos os ingredientes usados;
* Utilizar filmes alusivos a alimentação e interpretá-lo;
* Labirinto
* Jogos dos sete erros;
* Jogos da memória;
* Quebra cabeça;
* Correspondência da sombra com os alimentos e dos nomes;
*Teatro com fantoches, dedoches e dramatização;
* Ordem alfabética dos alimentos;
* Atividades de sílabas e rimas;
* Saborear, apalpar, cheirar os alimentos e classifica-los em texturas, cores, forma, tamanhos e qualidade.
* De onde vem os alimentos? ( origem animal, vegetal e o local onde são produzidos, como chegam até nossa mesa);
* Trabalho de artes: pintura, recortes, desenhos;
* Plantio de hortaliças em garrafa PET;
* Degustação de salada de frutas e vitaminas;
* Medidas de quantidades e capacidades, problemas e operações
* Gráficos e tabelas das preferências alimentares  dos alunos;
* Homenagem as cantineiras.

Culminância:
A culminância será a degustação de uma salada de frutas e vitamina.
Também será feita uma exposição dos trabalhinhos, principalmente das plantas plantadas pelos alunos.


Avaliação:

A avaliação será contínua, observando o desenvolvimento dos alunos quanto a aprendizagem na escrita, leitura, linguagem oral e desenvoltura com teatro, dramatização e as respostas de questionamentos. Será observado também a higiene pessoal , alimentar , e a mudança de comportamento e hábitos na hora da refeição da escola, o desperdício e principalmente o progresso nas avaliações de conteúdos inseridos no projeto.
Um item importante que será avaliado é o trabalho em equipe durante as atividades.


Projeto idealizado e elaborado pela própria equipe pedagógica da Escola Monsenhor, com o auxilio de alguns resultados de pesquisas feita no Google e em alguns livros de coleção de datas comemorativas. Muitas atividades foram criadas pela própria equipe e a estruturação feita pela supervisora pedagógica Rosângela Ferreira Costa Parreira.